Que és um verdadeiro pianista, ninguém tem dúvidas. Mas os verdadeiros pianistas também podem ter dúvidas sobre quais as diferenças entre um piano e um teclado, certo? Durante o teu percurso vais tocar umas notas ao lado, mas nunca mais vais confundir estes dois instrumentos. Mas vamos com calma! Vamos começar pelo ínicio. Antes de saberes quais as características distintas entre os dois é importante saber o que é cada um deles.
O piano é, na verdade, um instrumento de cordas, no qual se toca percussivamente. Na verdade, o que acontece quando pressionas uma tecla é o ressoar das notas dentro do corpo do piano, por efeito da ação de martelos, que se situam no seu interior. Não, não vale fazer obras com o teu piano – para pregos soltos tens mesmo de utilizar um martelo a sério, pois estes dois martelos, tal como o piano e o teclado, são bastante diferentes. O teclado, apesar de o piano ter também um teclado, adquiriu uma denominação associada a um piano digital, ou eletrónico. Num teclado necessitas de eletricidade para produzir som, por meio de um sintetizador, e não através de cordas e martelos. É por isso que os teclados são menores e mais económicos, pois não necessitam de ter espaço no seu interior.
Assim sendo, antes de escolheres entre um e outro, deves considerar o espaço que tens disponível, o teu uso pretendido – para um músico tradicional um piano é o mais adequado, enquanto um músico de estúdio pode preferir um teclado, e o teu nível de estudos – para iniciantes o teclado é bastante adequado. No final de contas, vais desafinar nos dois, de vez em quando, mas acima de tudo, vais aprender música com a Musicasa em qualquer um deles, pois se há coisa em que são iguais é na diversão que te irão proporcionar, escolhas o que escolheres. Para aprender música a escolha principal é, simplesmente, a de escolher aprender música! Há algo melhor que isso?